quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Sobreviver

SOBREVIVER


Ou uma viagem pela brutalidade e violência da/na sociedade actual, com passagem pelo quotidiano e breve descida ao inferno.

"-O meu sapato é diferente do teu sapato."

"A dificuldade da existência estava precisamente neste problema concreto: por diversas vezes Walser se vira, ao longe, alegre, e também de longe observara a sua própria tristeza ou irritação. Nada de mais. Mas o que nunca conseguira era ser exterior à indiferença; ser exterior a si nos momentos, inúmeros, em que se encontrava neutro face às coisas, inerte e em estado de espera perante a possibilidade de um acto ou do seu contrário. Quanto mais intensidade existia no corpo, mais fácil era afastar-se, ser testemunha de si próprio. As dificuldades de observação privilegiada, de uma existência que lhe pertencia, surgiam assim, de um modo extremo, quando a intensidade dos sentimentos era quase nula. Se ele já lá não estava – na existência – como se poderia ainda afastar mais?
Mas o que era concretamente este lá, este outro sítio que por vezes parecia ser o seu centro outras vezes o seu oposto? Sobre a localização geral desse lá, Walser não tinha dúvidas: era o cérebro. Era ali que tudo se passava ou que tudo o que se passava era observado. Ali fazia, e ali via-se a fazer. Como qualquer louco normal, pensou Walser, e sorriu da fórmula."
Gonçalo M. Tavares, in 'A Máquina de Joseph Walser'

SENSURROUND
16 Fevereiro a 5 Março, às 21h00, domingos às 17h30
texto de Gonçalo M. Tavares
direcção Lúcia Sigalho
Com Adelaide João, António Rama, Diogo Dória,Luz da Camara, Marta Furtado, Miguel Borges,Tiago Barbosa, Tiago Porteiro, Vera Paz e Victor Gonçalves
espaço cénico Manuel Graça Dias e Egas José Vieira
figurinos e adereços Joana Vasconcelos
criação vestido suspenso João Figueira Nogueira
desenho de luz Daniel Worm D'Assumpção
fotografia de cena Abílio Leitão
realização vídeo Acácio de Almeida
música original Vítor Rua

3 comentários:

joana disse...

parece-me muito bem.

S. disse...

onde?

Unknown disse...

Pois... Ups...
No São Luís.

e preparem-se para a fabulosa e subliminar descida ao inferno...