segunda-feira, outubro 10, 2005

Prémio Internacional de Composição Lopes-Graça -2006

Regulamento

OBJECTIVOS

A Câmara Municipal de Cascais e o Museu da Música Portuguesa, em parceria com o Ministério da Cultura, promovem em 2006 o "PRÉMIO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO FERNANDO LOPES-GRAÇA", em homenagem ao grande compositor português, no centenário do seu nascimento (17 de Dezembro de 1906).
O Prémio destina-se aos compositores de qualquer nacionalidade, que não ultrapassem os 35 anos de idade até 31 de Dezembro de 2006, e desejem apresentar uma peça orquestral inédita (i.e. nunca antes tocada, gravada, publicada em partitura, ou que tenha ganho qualquer outro prémio até à data de fecho do concurso, a 17 de Dezembro de 2006), reservando-se a organização do Prémio a estreia absoluta da obra vencedora, no âmbito do concerto comemorativo do centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça. Cada concorrente poderá apenas apresentar uma única obra a concurso.
a) A obra a apresentar deverá ter a duração de 10', e ser escrita para a seguinte formação orquestral, à exclusão de quaisquer outros meios, tais como: electroacústica, solistas, espacialização, coro, ou mais que um maestro:
2. (2º dobra piccolo). 2. (2º dobra corne-inglês). 2. (2º dobra clarinete baixo). 2. / 2. 1. 0. 0. / perc. (1 exec. *) / cordas (máx: 6. 5. 4. 3. 2)
* percussão disponível:
2 timbales, 1 caixa clara (snare drum), 1 tambor militar (tenor drum), 1 prato suspenso, 1 triângulo, 1 pandeireta, 1 glockenspiel, 2 címbalos antigos (crotales)
b) As obras a concurso deverão usar a totalidade destes efectivos, com a excepção da percussão, que poderá ser escolhida livremente de entre os instrumentos disponíveis, e das dobragens das madeiras que são opcionais. Nenhuma obra poderá exceder os instrumentos dados, sob pena de não ser aceite a concurso.

PRÉMIO
4. a) O Prémio terá o valor de 5000 Euros (+/-$5000 US), não havendo lugar a qualquer outra remuneração futura, e é indivisível, não podendo haver vencedores ex-aequo. O Júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio se a qualidade das obras a concurso for considerada insuficiente. O Júri poderá no entanto, e independentemente do Prémio, decidir atribuir Menções Honrosas, se a qualidade das obras assim o exigir.
Quaisquer futuras execuções, gravações ou edições, quer da obra vencedora, quer das obras agraciadas com menções honrosas, deverão obrigatoriamente incluir nas notas de programa de concertos, CD/DVD's, ou partituras a menção "obra vencedora do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça - 2006"
O Prémio será entregue em sessão solene, a realizar em Dezembro de 2006, sendo esta seguida de um concerto, no qual se estreará a obra vencedora, num local e por uma orquestra a determinar. O evento será integrado nas comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Lopes-Graça. A organização reserva-se ainda o direito de autorizar que o concerto seja eventualmente gravado e/ou transmitido em directo pela RDP - Antena 2, ou por canais televisivos nacionais e/ou estrangeiros, sem que os compositores laureados tenham direito a outras remunerações, para além dos normais direitos de autor.

CANDIDATURAS

5. a) Não existe taxa de inscrição. Os candidatos deverão apresentar cinco (5) cópias bem legíveis da partitura, cópias que não serão devolvidas e ficarão na posse do Museu da Música. Cada uma dessas cópias deverá ter inscrito, na capa, e como única identificação, apenas o título da obra e um mote, à exclusão de qualquer outro sinal que possa identificar ao júri o seu autor. Esse mote deverá ser uma cifra de 8 dígitos e letras em qualquer combinação (ex: 2079VG36). Cada candidato só poderá apresentar uma única obra a concurso.
As 5 cópias deverão ser colocadas num envelope postal, juntamente com um sobrescrito fechado (lacrado) que contenha a identificação completa (nome, data de nascimento, nacionalidade, mais fotocópia do BI ou passaporte) e os contactos (telefones, fax, e-mail ou morada postal) do autor da obra, e ainda uma declaração, escrita e assinada pelo compositor, confirmando que a peça respeita todas as condições exigidas por este regulamento (declaração em como a obra foi escrita pelo autor que a submete, é original, totalmente inédita, e não foi premiada, nem concorre simultâneamente a nenhum outro concurso). Tanto o envelope interior lacrado como a embalagem postal, no local do remetente, deverão ser unicamente identificados pelo mote escolhido. Todos os documentos postais enviados (notas de entrega ou registo) devem igualmente conter apenas esse mote como identificação única do remetente, sob pena de exclusão imediata do concorrente. O secretariado do Prémio entregará ao júri as partituras, mantendo em seu poder os sobrescritos, de entre os quais serão apenas abertos os correspondentes aos laureados.
As obras deverão ser entregues – apenas por correio registado - no secretariado do Museu da Música, até ao dia 30 de Junho de 2006 (fazendo fé no carimbo dos correios), na seguinte morada:
"Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2006"
Museu da Música Portuguesa
Casa Verdades de Faria
Avenida de Sabóia, 1146 B
Monte Estoril
2758-377 Estoril
Portugal

JÚRI
O Júri será formado pelas seguintes personalidades:
Simon Bainbridge (Reino Unido) compositor
Azio Corghi (Itália) compositor
Sérgio Azevedo (Portugal) compositor
Christopher Bochmann (Reino Unido / Portugal) compositor
Evgueni Zoudilkine (Rússia / Portugal) compositor
Secretariado: Dra. Conceição Correia, Museu da Música Portuguesa


RESULTADOS
a) O Prémio será anunciado publicamente em 31 de Julho de 2006. Apenas o vencedor ou os distinguidos com Menções Honrosas serão contactados directamente. O vencedor, uma vez contactado por carta registada, e-mail, fax ou telefone, terá até 15 de Outubro de 2006 para enviar os materiais orquestrais necessários à execução pública da obra, sem direito a qualquer remuneração extra.
b) Os materiais enviados pelos concorrentes não serão devolvidos. Após o concerto público de apresentação dos laureados, todos os materiais enviados pelos restantes concorrentes serão destruídos, ficando o Museu da Música apenas na posse das obras laureadas, para o seu arquivo histórico.
Não haverá recurso das decisões do júri. Qualquer caso omisso no regulamento será decidido pelo júri. Qualquer disputa legal sobre o Prémio deverá basear-se apenas no texto português do regulamento e ser resolvida na Comarca do Tribunal de Cascais, à exclusão de qualquer outro local. Quaisquer dúvidas que este regulamento possa suscitar deverão ser esclarecidas junto do secretariado do Prémio, através dos seguintes endereços:
e-mail: premio.lopes-graca@cm-cascais.pt
telefone: 00 +351 21 482 54 05 / 21 482 54 94

morada:
Museu da Música Portuguesa
Casa Verdades de Faria
Avenida de Sabóia, 1146 B
Monte Estoril,
2758-377 Estoril
Portugal

Sem comentários: