domingo, novembro 13, 2005

Retratos do Eurico Lino do Vale

Eurico Lino do Vale, António, 2001,
Silver and gelatin print; limited edition of 3; 100x100cm
Nunca fiz um post sobre o autor da foto que se encontra no meu prefil na blogosfera. Trata-se do meu grande amigo Eurico Lino do Vale, que me fotografou em 1998 daquele modo e me expôs na Galeria Luís Serpa com cerca de 150x150cm. Quando vi o retrato naquela dimensão brinquei com o Eurico dizendo que me tinha dado a eternidade e assim, já podia viver descansada, não necessitava fazer muita coisa. Mas uma coisa é certa: não sei o que o Eurico vê nas pessoas que retracta, parece que lhe tira a alma. O exemplo que aqui vos trago é o meu sobrinho António, na altura com 4 anos apenas, está magnífico. Esta expressão é muito comum nele, cartacteriza bem o seu feitio peculiar. Recorda-me como ele reagiu ao visionamento do filme ET, ficou revoltado, cruzou os braços no cinema e resmungava:
- Este filme é uma porcaria, estão a enganar-me, as pessoas não voam em bicicletas, têm de ter asas...
O meu sobrinho aceita qualquer ficção em desenhos animados, mas quando se trata de cinema as coisas complicam-se, não é qualquer filme que o convence.
Esta sua expressão recorda-me também um acontecimento muito recente; na véspera da sua primeira comunhão, virou-se para a minha irmã e refilou:
- Ó mãe, não acho bem ter que falar com o padre, eu não tenho pecados.
Fica aqui o site do Eurico, onde podem visionar o seu belíssimo trabalho:
http://www.geocities.com/euricolinodovale/homepage

Sem comentários: